quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Salvador sua linda, você ta barril!


Salvador sua linda, você ta barril!


Pensei nessa frase hoje ao visitar o bairro do Comércio, fazia tempo que eu não colocava meus pezinhos nesse canto da cidade e me surpreendeu a bela estrutura do embarque de passageiros no Porto de Salvador, lugar este que por acaso era meu destino.
O trabalho me levou ao porto para visitar um Navio, uma bela maneira de começar o dia.
Aquele imponente equipamento encheu meus olhos de beleza.
Dentro do navio muito luxo, 5 refeições dentro de uma mesma refeição, piscina aberta, piscina coberta, spa, academia, lojas, teatro, escada de cristais, uma infinidade de produtos para quem pode gastar um pouco mais e quer um bom descanso.
Fim do passeio, pé de volta na realidade, aquela profusão de cores na saída de passageiros botou um sorriso em meu rosto...  Lugarzinho bonito esse que Deus escolheu pra eu nascer.
Tinha uma diversidade imensa de cores de gente sorrindo e saindo do barco, e cores nas cangas estendidas ao longo da avenida, cores nos ônibus, nas roupas e  apesar do tempo nublado, o brilho do povo combinava com o sol que insistia em aparecer entre as nuvens.
Saio do desembarque direto pro ponto de ônibus, cidade quente, a roupa preta me incomoda, o ônibus demorando, a pergunta foi inevitável para uma vendedora que estava próxima e como uma boa soteropolitana, larguei o doce:
- Ohh Minha Linda! Você sabe por que o buzu ta demorando?
A resposta cheia de intimidade (todo baiano é intimo) veio em seguida:
- Oww Ninha! Ta tendo protesto pro lado do DETRAN, você não ta sabendo não? Você ta indo pra onde?
- Shopping Sumaré, Avenida Tancredo Neves.
- Pega aquele la na frente que passa perto, mas se prepare pra paleta, voce tem que descer bem antes!
Peguei o ônibus e as cores me acompanharam, pessoas, roupas, sorrisos e adereços, tinha tempo que eu não olhava minha cidade com esses olhos de turista soteropolitana.
 Cedi o lugar para um senhor, e fui acompanhando com o olhar  as gentilezas que se manifestaram em seguida;  toda vez  que entrava um idoso, alguém gentilmente cedia o lugar, sem cara feia, sem briga, sem sonos repentinos...senti um orgulho íntimo J... vi uma grávida que subiu, mas tinha muitos idosos sentados na frente e ela ficou em pé ao meu lado, o senhor para o qual eu cedi o lugar, ofereceu o lugar pra moça e disse “Pode sentar minha filha, que esse menino ai dentro deve ser dos grandes”
Fiquei distraída com meus pensamentos com um sorriso iluminando meu rosto quando  prestei atenção na paisagem e notei que o ônibus parou no ponto em que eu deveria descer. Um leve desespero bateu porque eu ia perder o ponto, levantei rapidamente,  quando uma voz salvadora gritou:
-Segura o buzu motô, que eu vou descer aqui!
Desci junto e feliz a caminho do trabalho que ainda me esperava....
Salvador ,Sua Linda!  Ainda bem que eu moro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário